quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mina Jeje - Ouro Preto



A história de Ouro Preto é a história das minas, sua riqueza foi construída sobre o suor e o sangue da escravidão. Os nomes dos homens que construíram a cidade não constam em sua história, foram heróis anônimos que enfrentaram a escuridão, o ar rarefeito, a fome, os castigos, os açoites para conquistar um fortuna que eles não tinham o direito de usufruir.



A Mina Jeje fica próxima do centro, mas como estamos em Minas Gerais, as escadas e as ladeiras fazem parte do pacote. Depois de uma escadaria, no meio de uma ladeira se vê uma casa simples e a placa indicando a mina.



A mina é bem iluminada e não tem muita infiltração ou umidade, ou seja, saímos limpos da visita. Nosso guia foi fantástico, muito simpático ele acrescentou ao passeio muitas informações e sempre com muito humor. 

Guia: William Henrique


Achei super interessante a história dos passarinhos, segundo ele, os escravos levavam passarinhos para dentro das minas  e quando eles morriam era sinal que a qualidade do ar estava a um nível critico e era hora de sair da mina. Como sou um pouco claustrofóbica, meu passarinho morreu logo e não adentrei muito na mina.


Na mina, algumas passagens são tão estreitas que só crianças conseguiam trabalhar e isso com apenas 5 ou 6 anos. O padrão de vida era tão sub-humano que a expectativa de vida era de aproximadamente 40 anos.
Diferente dos escravos, o passeio é feito com toda segurança, ao andar pela mina agradecemos com a rapidez a obrigatoriedade de usar o capacete.



Como o ouro era encontrado

Do lado da entrada da mina há uma loja que vende jóias, pedras preciosas e semi-preciosas, há também uma loja de artesanato local.





Como a mina fica em uma região alta de lá fomos para a Igreja de Santa Efigênia ou Nossa Senhora do Rosário do Alto da Cruz, mais ladeiras e escadas... Segundo a história local, a igreja foi edificada com o ouro da Mina de Chico Rei, ela possui algumas curiosidades, uma delas é a pintura do teto que tem um papa negro, desejo ainda não realizado em pleno século XXI.


Do adro da igreja tem-se uma belíssima vista da cidade.


2 comentários:

  1. Olá pessoal. Parabéns pelo Blog. Gostamos muito das informações.
    Att. http://www.ouropretomg.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Ouro Preto é uma cidade única, é impossível não se encantar!!!

    ResponderExcluir