Maestria de Aleijadinho
Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto
A Igreja de São Francisco de Assis se destaca em meio a uma constelação de igrejas barrocas, são tantas igrejas em Ouro Preto que o olhar do espectador se dispersa com facilidade, no entanto, a beleza dessa igreja tem sobressaído ao longo do tempo. Ela foi considerada me 2009 como uma das 7 maravilhas de origem portuguesa no mundo.
Construída num patamar intermediário na parte oriental do Morro de Santa Quitéria, a igreja não se faz notar pelo sítio, uma vez que, divide palco com as torres de Mercês de baixo, aos seus pés se vê a Matriz de Antônio Dias e ao seu lado esquerdo se encontra, hoje, o Museu da Inconfidência. Com esse cenário a Igreja de São Francisco teria todos os motivo para ser apenas mais uma em meio a tantas outras, no entanto, ela é considerada o símbolo do barroco no Brasil.
Em São Francisco de Assis todas as indecisões, as dúvidas, as limitações foram vencidas. A igreja que consagrou o mestre Aleijadinho foge dos padrões construtivos e utilitários da época, onde a simetria rígida dá lugar a uma simetria ideal, mais leve e coesa.
O frontispício parece um arrendamento de pedra, coisa de gênio! Aleijadinho organiza o desenho da portada vazado, deixando explícito ao expectador o branco da parede, suavizando a composição e destacando-o da moldura de granito da porta e das janelas.
A originalidade da arquitetura da igreja é a posição das torres, elas foram recuadas da fachada central, dando origem a uma frontaria tridimensional, resolvendo ao mesmo tempo o problema de articular as torres á nave e valorizar a portada.
Fonte: Enzosanctorum
O requinte do interior da igreja não está na quantidade de ouro, mas na maestria de dois grandes gênios, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manuel da Costa Ataíde, onde a talha, as esculturas e a pintura harmonizam entre si.
Dentro da igreja as fotos não são permitidas, mas não faltam imagens do esplendor do teto, ele é tão incrivelmente fantástico que a virgem parece estar de frente para o espectador independente de sua posição, seja na frente ou na parte de trás da igreja. Na pintura do teto Ataíde inseriu quatro colunas e dois pórticos desenhados em perspectiva, vistos de baixo convergem para o centro dando a ilusão de que a igreja esteja ligada ao céu.
Fonte: Wikipedia
Dentro da igreja as fotos não são permitidas, mas não faltam imagens do esplendor do teto, ele é tão incrivelmente fantástico que a virgem parece estar de frente para o espectador independente de sua posição, seja na frente ou na parte de trás da igreja. Na pintura do teto Ataíde inseriu quatro colunas e dois pórticos desenhados em perspectiva, vistos de baixo convergem para o centro dando a ilusão de que a igreja esteja ligada ao céu.
O cemitério anexo a lateral direita da igreja foi construído bem mais tarde ao término das obras por Manuel Fernandes da Costa e mais tarde por Ribeiro de Carvalho, no interior da igreja é possível ver as marcações dos antigos túmulos onde eram enterrados os irmãos que faziam parte da ordem. Dizem que o mau cheiro dentro das igrejas, causado pela decomposição dos corpos enterrados sob o piso, era insuportável, logo, o cemitério do lado de fora não era apenas uma questão de espaço mas de qualidade do culto.
Em frente a Igreja há sempre um artista desenhando ou pintado a arquitetura local.
Feirinha de artesanato em pedra sabão, um charme!
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