sexta-feira, 29 de junho de 2012

Musei Vaticani


A monumentalidade dos Museus do Vaticano começam pelas filas colossais, que não enfrentei, mas vale cada minuto de espera. São séculos e séculos de arte em um único lugar.

 Sphere Sphere dentro - Arnaldo Pomodoro


Cortile della Pigna

A visita ao museu começa pelo magnífico jardim, uma esfera de metal que poucos conhecem o seu significado gira sobre seu próprio eixo. Intitulada de "Sphere Sphere dentro" ou seja, Esfera dentro da esfera, do artista italiano Arnaldo Pomodoro.


O conjunto de obras é vislumbrante, o olhar se perde em meio a vastidão de tantos  tesouros. 

Torso Belvedere - Apolônio




Sala da Rotunda

Ávidos para deixar sua marca na história, os papas tentavam superar seu antecessor e para isso não mediam esforços na reformulação do conjunto de San Pietro e na construção de novas  igrejas, e isso fez de Roma um museu a céu aberto que vale a pena ser visitado e revisitado.

Galeria dos Mapas


Andar pelo museu é uma aventura, alem da quantidade exorbitante de visitantes, não sabemos para onde olhar. Ficamos perdidos entre vislumbrar o teto, o chão, a tapeçaria, as pinturas, os relevos, as esculturas...


La Scuola di Atene - Raffaello 

Ao chegar nas Salas de Rafael ou Stanze de Raffaello ficamos em êxtase com tamanha beleza, o fato de estarmos com a atenção voltada para a Capela Sistina nos deixa despreparados psicologicamente para encontrar a obra de Rafael. O afresco mais famoso "Escola de Atenas" é tão rico em detalhes que ficamos, em silêncio, admirando por um bom tempo, mas a sala é extremamente fantástica pelo conjunto da obra e por sua harmonia.

 La Creazione de Adamo - Michelangelo



Chegar à Capela Sistina é o anseio de todo visitante, andamos pelo museu admirando cada centímetro, mas em nosso subconsciente esperamos a todo momento que a próxima sala seja a Capela. Quando finalmente entramos sua beleza nos constrange, ficamos boquiabertos com tanta genialidade. A pintura nos bombardeia de informações, e temos que acostumar o olhar para degustar com calma o que os olhos estão vendo.

Escadaria em Espiral



Arrivederci!





Nenhum comentário:

Postar um comentário