quinta-feira, 17 de maio de 2012

Um Império chamado Roma


Em Roma tudo impressiona, a monumentalidade da cidade nos faz diminutos mediante a tanta beleza. Quando cheguei a Roma me dirigi à Chiesa Santa Maria Della Vitoria para ver uma das mais belas obras de Bernini. Era quase inacreditável estar ali! Quando cheguei diate da escultura, não tive ação, a beleza da obra me paralisou, fiquei olhando, admirando.....A igreja estava praticamente vazia, o que é raro, cada detalhe da obra era registrado sob meu olhar atento, simplesmente inesquecível.


A história de Roma pode ser dividida entre a Roma Imperial e a Roma Papal, e ambas, igualmente colossal, igualmente opressoras. A beleza da cidade se impõe a todo momento, onde se olha há uma fonte, uma escultura, uma arquitetura, uma ponte... É maravilhoso se deixar perder por entre suas ruas.


A Roma Imperial tem uma atmosfera que exerce fascínio, quantas vezes me peguei olhando para a cidade velha imaginando o seu poder de outrora, quantas culturas foram sub-julgadas pela "glória de Roma". 


O Coliseu é testemunha silenciosa da política do "pão e circo", adotada por muitos imperadores, onde muitas vidas foram perdidas. Andar por entre suas ruínas nos toca profundamente, mais que arquitetura o Coliseu é história viva e pulsante.


O Coliseu foi conhecido por muitas décadas pela luta de seus gladiadores, no entanto, ele também foi uma vitima da era papal, sua glória foi transferida, em grande parte, para a Basílica de São Pedro e hoje algumas testemunhas mostram parte da beleza dos áureos tempos imperiais.

Piazza del Popolo

 Pantheon

Piazza Navona


A Roma que tanto sonhei estava diante dos meus olhos, vívida, pulsante e impressionante. Me senti arrebatada diante de tanta beleza e ao mesmo tempo uma nostalgia de um adeus que não demoraria a acontecer. Perambular por suas ruas é como fazer parte da história de um império que conquistou o velho mundo pela força e hoje conquista pela beleza de seus monumentos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário