sexta-feira, 11 de maio de 2012

Itália - Dicas de viagem

Vaporetto em Veneza


Programar bem uma viagem é essencial para se ter mobilidade e independência. Minha primeira parada foi em Veneza, para quem hospedar em Veneza, Lido ou Murano há vapporeto da empresa Alilaguna que faz o percurso do Aeroporto Marco Polo às ilhas, o biglietto custa 15 euros. O percurso é uma saudação de boas vindas ao viajante.


Transitar por Veneza, alem de prazeroso, é muito fácil. Fica mais barato comprar o blilhete nos posto de venda da Hellovenezia, existem o de 12, 36, 48, 72 horas, depende do tempo em que ficar na ilha. Ele pode ser comprado nos guichês ou pelo site e permite circular a vontade nos vaporettos.




O fuso horário, em pleno horário de verão, é uma diferença brutal de 5 horas, ou seja, dormir e comer torna-se um desafio. 

Fila para o Museu do Vaticano

Em Florença e Roma as filas para os museus são tão colossais quanto a história que eles guardam. Para fugir dessas filas comprei os ingressos online, com data e hora marcada, ainda no Brasil. Estar com ingresso comprado é uma ótima forma de economizar tempo e energia. É só clicar nos links: Firensi Musei e Musei Vaticani 


Entrada do Museu para ingressos online, embora solidária com as pessoas na fila interminável, ter o horário de entrada agendado foi uma dádiva, basta chegar com 15 minutos de antecedência. Simples assim!



Em Roma, o cartão Roma Pass é um facilitador, ele tem a validade de 3 dias a partir da validação, e   dá direito a ingresso gratuito aos dois primeiro museus ou sítios arqueológicos visitados, alem de desconto em outros museus. E mais importante, sem filas. O cartão pode ser comprado online ou nos Pontos Informativos Turísticos da Comune de Roma e custa 30 euros.


É comum ver turistas e italianos com copos e garrafinhas para saciar a sede nas fontes, a água é potável e não dá para competir com as vendidas nos bares. A beleza das fontes tornam a experiência única.

Termini Stazione

Andar de trem pela Itália e simples e confortável, falando ou não o italiano, basta situar o número do trem no placar eletrônico e se dirigir para o binario, plataforma indicada. Em Roma a estação principal é a Termini, nela pode-se pegar um trem de alta velocidade e ir para a cidade que desejar ou usar o metrô para andar pela cidade, as duas linha se encontram na estação.

Linha A: Bastiti - Anagnina - Liga aos principais pontos turísticos, como Piazza di Spagha, Piazza del Popolo, Vaticano...
Linha B: Rebibbia - Laurentina - Passa no Colosseo, Circo Massimo e Aeroporto Ciampino
Aeroporto de  Fiumicino - Leonardo da Vinci - Parte do binario 24 onde há uma máquina de venda  de ticket eletrônico por 14 euros, mas tem que comprar e validar o bilhete antes de entrar no trem. A viagem dura aproximadamente 30 minutos.


Buon Viaggio!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário