quinta-feira, 17 de maio de 2012

Um Império chamado Roma


Em Roma tudo impressiona, a monumentalidade da cidade nos faz diminutos mediante a tanta beleza. Quando cheguei a Roma me dirigi à Chiesa Santa Maria Della Vitoria para ver uma das mais belas obras de Bernini. Era quase inacreditável estar ali! Quando cheguei diate da escultura, não tive ação, a beleza da obra me paralisou, fiquei olhando, admirando.....A igreja estava praticamente vazia, o que é raro, cada detalhe da obra era registrado sob meu olhar atento, simplesmente inesquecível.


A história de Roma pode ser dividida entre a Roma Imperial e a Roma Papal, e ambas, igualmente colossal, igualmente opressoras. A beleza da cidade se impõe a todo momento, onde se olha há uma fonte, uma escultura, uma arquitetura, uma ponte... É maravilhoso se deixar perder por entre suas ruas.


A Roma Imperial tem uma atmosfera que exerce fascínio, quantas vezes me peguei olhando para a cidade velha imaginando o seu poder de outrora, quantas culturas foram sub-julgadas pela "glória de Roma". 


O Coliseu é testemunha silenciosa da política do "pão e circo", adotada por muitos imperadores, onde muitas vidas foram perdidas. Andar por entre suas ruínas nos toca profundamente, mais que arquitetura o Coliseu é história viva e pulsante.


O Coliseu foi conhecido por muitas décadas pela luta de seus gladiadores, no entanto, ele também foi uma vitima da era papal, sua glória foi transferida, em grande parte, para a Basílica de São Pedro e hoje algumas testemunhas mostram parte da beleza dos áureos tempos imperiais.

Piazza del Popolo

 Pantheon

Piazza Navona


A Roma que tanto sonhei estava diante dos meus olhos, vívida, pulsante e impressionante. Me senti arrebatada diante de tanta beleza e ao mesmo tempo uma nostalgia de um adeus que não demoraria a acontecer. Perambular por suas ruas é como fazer parte da história de um império que conquistou o velho mundo pela força e hoje conquista pela beleza de seus monumentos.







sábado, 12 de maio de 2012

Roma: Luxo & Moda


O vitrinismo é pura arte, o requinte das vitrines expõe o luxo das grifes da Via dei Condotti e seu entorno. Para os amantes da moda e design andar pela Via del Corso e Condotti é mais que prazer, é pura obrigação.


O cenário elegante da Piazza de Spagha é puro encantamento para os olhos, porem, comprar nas luxuosas grifes não é para qualquer turista apaixonado.



A sofisticação é explicita nos mínimos detalhes, pura inspiração.

Escadaria da Louis Vuitton

 Sobre a arte do vitrinismo nada se compara a escadaria da Louis Vuitton, é um show de tecnologia.



Aos interessados, segue o preço e endereço!


Saindo da Via dei Condotti chega-se a Vial Del Corso com ótimas lojas e preço mais accessível. 

Via del Corso

Para o amantes do automobilismo a Ferrari Store é uma ótima pedida, nela é possível comprar todo tipo de presente da marca, camisetas, bonés, mochila, malas, guarda-chuva, lápis, canetas e etc... etc....
A loja fica na Via Tomacelli próximo a Via del Corso.

Ferrari Store, Roma

  Ferrari Store, Veneza

Boas Compras!





sexta-feira, 11 de maio de 2012

Itália - Dicas de viagem

Vaporetto em Veneza


Programar bem uma viagem é essencial para se ter mobilidade e independência. Minha primeira parada foi em Veneza, para quem hospedar em Veneza, Lido ou Murano há vapporeto da empresa Alilaguna que faz o percurso do Aeroporto Marco Polo às ilhas, o biglietto custa 15 euros. O percurso é uma saudação de boas vindas ao viajante.


Transitar por Veneza, alem de prazeroso, é muito fácil. Fica mais barato comprar o blilhete nos posto de venda da Hellovenezia, existem o de 12, 36, 48, 72 horas, depende do tempo em que ficar na ilha. Ele pode ser comprado nos guichês ou pelo site e permite circular a vontade nos vaporettos.




O fuso horário, em pleno horário de verão, é uma diferença brutal de 5 horas, ou seja, dormir e comer torna-se um desafio. 

Fila para o Museu do Vaticano

Em Florença e Roma as filas para os museus são tão colossais quanto a história que eles guardam. Para fugir dessas filas comprei os ingressos online, com data e hora marcada, ainda no Brasil. Estar com ingresso comprado é uma ótima forma de economizar tempo e energia. É só clicar nos links: Firensi Musei e Musei Vaticani 


Entrada do Museu para ingressos online, embora solidária com as pessoas na fila interminável, ter o horário de entrada agendado foi uma dádiva, basta chegar com 15 minutos de antecedência. Simples assim!



Em Roma, o cartão Roma Pass é um facilitador, ele tem a validade de 3 dias a partir da validação, e   dá direito a ingresso gratuito aos dois primeiro museus ou sítios arqueológicos visitados, alem de desconto em outros museus. E mais importante, sem filas. O cartão pode ser comprado online ou nos Pontos Informativos Turísticos da Comune de Roma e custa 30 euros.


É comum ver turistas e italianos com copos e garrafinhas para saciar a sede nas fontes, a água é potável e não dá para competir com as vendidas nos bares. A beleza das fontes tornam a experiência única.

Termini Stazione

Andar de trem pela Itália e simples e confortável, falando ou não o italiano, basta situar o número do trem no placar eletrônico e se dirigir para o binario, plataforma indicada. Em Roma a estação principal é a Termini, nela pode-se pegar um trem de alta velocidade e ir para a cidade que desejar ou usar o metrô para andar pela cidade, as duas linha se encontram na estação.

Linha A: Bastiti - Anagnina - Liga aos principais pontos turísticos, como Piazza di Spagha, Piazza del Popolo, Vaticano...
Linha B: Rebibbia - Laurentina - Passa no Colosseo, Circo Massimo e Aeroporto Ciampino
Aeroporto de  Fiumicino - Leonardo da Vinci - Parte do binario 24 onde há uma máquina de venda  de ticket eletrônico por 14 euros, mas tem que comprar e validar o bilhete antes de entrar no trem. A viagem dura aproximadamente 30 minutos.


Buon Viaggio!!!







terça-feira, 8 de maio de 2012

Dolce fare niente


Na Itália a expressão Dolce fare niente é muito usada, significa a doçura de não se fazer nada. É o ócio produtivo, feliz, despreocupado e muito valorizado.

Bella Donna em Florença




O ócio italiano não é estar estático diante da vida, pelo contrário, é se deleitar com cada momento, se permitir viver com plenitude. Por isso o cenário é valorizado como um todo, os bares e trattorias, são um charme a parte, tudo é cuidadosamente organizado.

Delícias da Toscana

 Atelies de artistas locais valorizando a cidade



Rua dos atelies e galerias de arte em Roma, uma charme!

Via Dei Coronari



Valorizar os pormenores faz parte do DNA da Itália, tudo é pitoresco e é capaz de despertar o melhor em nós. Uma sensação indescritível de puro encantamento, seja com uma obra de Bernini, com a grandiosidade da arquitetura de San Pietro, ou com uma taverna na esquina.

Lanchonete mais charmosa que já vi!


Embora os museus da Villa Borghese sejam visitados por muitos turistas, nos jardins predominam os romanos, seja andando de bicicleta, jogando bola, brincando com os filhos, ou simplesmente caminhando.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Anoitecer em Roma


Que Roma é uma cidade belíssima, não há dúvidas, porem, o anoitecer é esplendida. No cair da noite o céu tem um azul turquesa que valoriza a arquitetura, quando escurece, as luzes dão uma nova percepção aos monumentos.



Esquecer do tempo em Fontana di Trevi, na Piazza Navona ou na escadaria de Trinità dei Monti da Piazza Spagna é quase obrigatório.



Mas lembre-se, você não será o único!




Parece que estava vazia, mas é só ilusão, por trás desse cenário existem muitos turistas....


A mais bonita Embaixada Brasileira na Piazza Navona.