sexta-feira, 30 de março de 2012

Culturando pela Ilha Fiscal

 "A ilha é um delicado estojo, digno de uma brilhante joia".
D. Pedro II


O Rio é um desses prazeres  imensuráveis, para quem gosta de arte e história. O centro é uma fonte inesgotável e foi perambulando por suas ruas que descobrimos a beleza da Ilha Fiscal. 


Próximo ao Passo Imperial fica o Espaço Cultural da Marinha onde se pode embarcar na história naval do Brasil. A Escuna Nogueira da Gama leva os aventureiros pela Baía de Guanabara até a Ilha, o trajeto é rápido mas é o suficiente para boas lembranças e lindas fotos. 



A Ilha Fiscal ficou conhecida por ter sediado o último baile do império, em novembro de 1889. Mas a Ilha é infinitamente mais importante que a lembrança do badalado baile. Sua arquitetura é imponente e ao mesmo tempo delicada, o château projetado pelo arquiteto Adolfo José Del Vechio é um relicário em estilo gótico-provençal inspirado no francês Violet-le-Duc.



Os vitrais, o piso, a construção em cantaria, a pintura do teto e da parede podem ser observadas no Torreão.



Até o próximo passeio!


Mais Informações: https://www.mar.mil.br/dphdm/


terça-feira, 20 de março de 2012

Final de semana em Sampa


Bem vindos!



São Paulo é a cidade dos paradoxos, e não é demagogia dizer que existem        muitas São Paulos que se somam para originalizar a megacidade. É impossível conhecer a cidade em um final de semana, mas é possível conhecer algumas de suas facetas. A Paulista, o coração financeiro da cidade, o mercado popular  da 25 de Março, o bucolismo de birros como o Bixiga e a Vila Madalena ou a Oscar Freire dos endinheirados da América Latina.                                                                                                                            



Famosa pelo comércio, a região da 25 de Março aglomera uma multidão de viajantes de todo o país, no entanto, o grande contingente que perambula por ali nunca entraram no Mercado Municipal de São Paulo. O Mercado tem uma arquitetura eclética com vitrais de Conrado Sorgenicht Filho, é difícil escolher entre a beleza do lugar ou a das bancas multicoloridas que aguçam o paladar.


Outra São Paulo  é a bucólica e encantadora região da Vila Madalena, com seus restaurantes, barzinhos e ateliês de artistas locais que dão um charme especial à cidade que nunca dorme, Vale a pena conferir!



São Paulo é a cidade dos endinheirados, dos que possuem tudo e dos que nada possuem. É a cidade da cultura, das galerias, museus, teatros, tudo acontece em Sampa. Vale a pena conhecer essas dualidades, perambular por suas ruas, e sair de lá desejosos de um breve retorno.