De 29 de agosto a 2 de setembro Lido será o palco do 69º Festival de Cinema de Veneza, a mostra reúne o que há de melhor na indústria cinematográfica internacional. O Festival é organizado pela Bienal de Veneza, super prestigiado no cenário mundial juntamente com o festival de Cannes e de Berlim.
O objetivo do Festival é a conscientização e a promoção do cinema internacional em todas as suas formas, seja como entretenimento, arte ou indústria, com o espírito de liberdade e tolerância.
Nesta edição o curta brasileiro "O afinador", de Ferndando Camargo e Matheus Parizi, participa da mostra Orizzonti e concorre ao prêmio de melhor curta-metragem. O filme é uma narrativa sobre a história de Paulo, um jovem afinador de pianos que sonha em se tornar concertista. Fazem parte do elenco Lui Seixas, Norival Rizzo e Sandra Corveloni. Vamos ficar na torcida!
Igreja Santa Maria Elisabetta
O Festival de Cinema de Veneza acontece no Lido, uma pacata ilha que se transforma durante o Festival quando fica cheia de atores, diretores, produtores e amantes da sétima arte.
A poucos minutos de vaporetto da Piazza San Marco fica a charmosa Lido, uma ilhota que faz barreira entre o mar Adriático e a Laguna Veneta. Sem o frenesi dos turistas que invadem Veneza, a ilha é um encanto, embora possua muitos hotéis predomina o vai e vem dos moradores locais.
Quando fui à Veneza me hospedei em Lido e me apaixonei pela ilha, sem o burburinho de Veneza, a ilha passa muita tranquilidade e a noite é uma calmaria, o que é ótimo para revigorar as forças para mais de um dia de exploração turística. Diferente de Veneza a ilha possui carros, ônibus e muitas lambretas, e felizmente, as bicicletas dominam a paisagem.
Lido tem aquele bucolismo de cidade do interior com um cenário que dispensa palavras.
69º Festival de Cinema de Veneza: Programação e ingressos - La Biennale di Venezia