Não há palavras que descreva São Paulo, contraditória, grandiosa, desigual, tudo... menos banal.
Comecei a desvendar São Paulo através de um de seus ícones, o Edifício Altino Arantes, mais conhecido como Banespão. O edifício é um dos mais emblemáticos da capital, inaugurado em 1947 para sediar o Banco do Estado de São Paulo, ele é o nosso EmpireState Building. Localizado no coração financeiro de São Paulo no centro da cidade, a Avenida São João nasce em frente ao prédio de lá maninha-se até a Ria Direita, São Bento, XV de Novembro, descendo a ladeira Poro Geral chega-se a famosa Rua 25 de Março onde fica o mais famoso mercado popular do Brasil.
Maquete do Prédio do Banespa
Como tudo que é bom tem um preço! No caso do Banespão, é a fila onde o tempo de espera que é, geralmente, de quarenta minutos. A visita ao mirante é gratuita, acompanhada por um membro do corpo de bombeiro, a segurança é super valorizada.
O fascínio começa pelo saguão, o lustre de cristal em estilo decô-eclético tem treze metros e dez mil peças de cristal que pesam 1,5 tonelada.
Para garantir a segurança a visita é realizada com cinco pessoas, que aguardam a sua vez em uma sala que conta a história do prédio, depois, é só subir as escadas em espirais e ter uma das vistas mais impressionante da metrópole paulista.
O olhar é capturado pela grandiosidade de São Paulo, mas são apenas cinco minutos para registrar tudo na memória. É difícil saber o que fazer, ou tiramos as fotos para aproveitar o tempo ou ficamos boquiabertos diante da cidade. No meu caso, fui uma fotógrafa boquiaberta e deslumbrada....
Edifício Altino Arantes (Banespão) - Rua João Brícola, 24 - Centro - São Paulo (Metrô São Bento)
Horário: De segunda a sexta, das 10:00 às 15:00
Mercado Municipal
Outra maravilha de São Paulo...
Já falei sobre o Mercado Municipal, mas a magia desse mercado, as cores, texturas, os cheiros, são impressões únicas. Não dá para ficar ilesos diante do Mercado...
Super atenciosos, os vendedores oferecem degustação de frutas e encantam os turistas. Nessa banca provei a uva Champagne, o cacho é pequenino mas o sabor é grandioso. Uma delícia!
No mezanino uma refeição com um bela visão do mercado.
Bom apetite!
Mercado Municipal de São Paulo: Rua da Cantareira, 306 - Sé